Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Papel farmacêutico #1

por Luís Fernandes, em 21.05.15

                                                                    papel.jpg

Farmacêutico ou farmacêutico, a reconquista da valorização profissional

 

Como é do conhecimento geral, um dos problemas que a profissão farmacêutica tem vindo a atravessar prende-se por alguma falta de valorização profissional que os detentores do título de Farmacêutico sentem no quotidiano.

Como estudantes de Ciências Farmacêuticas, considero que devemos estar atentos aos problemas que a profissão atravessa uma vez que, em breve, seremos também nós profissionais e, quem sabe, padeceremos dos mesmos problemas.

Posto isto, há algum tempo que tenho vindo a acompanhar o crescimento de um movimento, criado por um grupo de Farmacêuticos independentes que deu origem a um manifesto que tem como slogan principal “Exija um Farmacêutico” e apresenta, como objetivo máximo, a luta pela valorização da profissão farmacêutica, entre outros, não menos importantes. Este manifesto pode ser apoiado, quer por Farmacêuticos, quer pela sociedade civil, pelo que, para isso, basta subscrever o manifesto.

Ao entrar em contacto com a equipa de coordenadores, a quem desde já agradeço a disponibilidade, esta fez questão de passar a mensagem de que esta luta é de todos os Farmacêuticos, dos mais diferentes ramos da profissão. Estes deixaram bem ciente que o que enobrece a profissão farmacêutica é a ética e o profissionalismo e, não, o local onde se exerce a atividade profissional. Frisando que os Farmacêuticos são a autoridade, no que diz respeito ao medicamento, e o conhecimento não se confina ao local específico onde estes profissionais desempenham a sua atividade.

Segundo a equipa MeuFarmacêutico, a classe tem-se unido a esta causa, estando esta mesma equipa muito satisfeita com o feedback positivo que tem chegado dos mais diversos locais, incluindo de colegas que exercem no estrangeiro. Denota-se, neste grupo de Farmacêuticos, uma enorme força de vontade em continuar com a luta pela valorização da profissão, luta esta que, segundo eles, ainda agora começou. Em suma, considero que a defesa da profissão é um dever de todos e parte muito de nós, futuros Farmacêuticos, lutar desde cedo pela valorização da nossa profissão.

Deixo-vos com mais uma das frases carismáticas do MeuFarmacêutico e não se esqueçam de subscrever o manifesto em www.meufarmaceutico.com, onde poderão acompanhar de perto todas as iniciativas.

“Pela sua saúde, exija um Farmacêutico!”

 

Luís Fernandes

Autoria e outros dados (tags, etc)






Arquivo NC

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D